Animais que apresentavam ferimentos e sinais de debilidade foram para o Hospital da Fauna Silvestre. Resgates foram entre sexta (9) e domingo (11). Resgate de bicho-preguiça no DF
Entre os dias 9 e 11 de maio, a equipe de Resgate e Policiamento Ambiental (RPA) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental atendeu cinco chamados sobre bichos-preguiça em áreas urbanas do Distrito Federal e resgatou quatro animais. Os que apresentavam ferimentos e sinais de debilidade foram para o Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Onde os resgates aconteceram❓
Sexta-feira (9): BRT Sul
Bicho-preguiça macho encontrado ferido nas proximidades do BRT Sul
O primeiro resgate ocorreu na região do BRT Sul – por onde carros e ônibus trafegam em velocidade. O bicho-preguiça foi resgatado na sexta-feira (9), e levado para o Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS) para tratamento veterinário.
Sexta-feira (9): Lago Sul
No mesmo dia (9), em um segundo chamado, a equipe foi acionada para verificar a presença de um bicho-preguiça em uma área de mata fechada na SHIS QI 3, no Lago Sul. Ao chegar, os militares viram o animal em uma área de mata muito fechada e decidiu monitorar o local.
Sexta-feira (9): Zoológico de Brasília
Ainda na sexta, um bicho-preguiça foi resgatado na grade externa do Zoológico de Brasília (veja foto abaixo). O animal foi solto em uma área de Cerrado.
Bicho-preguiça encontrado perto do Zoológico de Brasília
PMDF/ Divulgação
Sexta-feira (9): Candangolândia
Na Candangolândia, ainda na sexta-feira, a Polícia Militar Ambiental resgatou outro bicho-preguiça em via urbana. Ele foi devolvido ao habitat natural, conforme os protocolos da corporação.
Domingo (11): Lago Sul
Bicho-preguiça foi localizado em uma residência na região do Lago Sul em Brasília
PMDF/ Divulgação
Na noite de domingo (11), um bicho-preguiça foi resgatado em uma residência na SHIS QI 3, no Lago Sul. Mesmo local onde, na sexta (9), um animal foi encontrado na mata.
Ele estava com sinais de desidratação e foi levado para o HFAUS. A Polícia Ambiental não confirmou se era o mesmo animal visto na mata.
A bióloga Angélica Yousef explica que esses animais acabam se hidratando das folhas que se alimentam e ainda do orvalho que geralmente se acumula nessa época do ano. "No geral, essa espécie não bebe água", diz a bióloga.
"Preguiças de três dedos são animais herbívoros de hábitos noturnos. Devido à lentidão são facilmente capturados. Não são agressivos mas, como qualquer outro mamífero pode tentar se defender e suas garras podem fazer bastante estrago", diz Angélica.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a sequência de ocorrências reforça a necessidade de atenção da população ao avistar animais silvestres fora do seu ambiente natural. A orientação é sempre chamar a PM, ligando para o número 190, para garantir o bem-estar dos animais e a segurança das pessoas.
Características do bicho-preguiça
Bicho-preguiça resgatado na área urbana do DF
Divulgação
Movimento lento: Como o nome sugere, os bichos-preguiça se movem muito devagar, com uma velocidade média de cerca de 0,24 km/h.
Habitat: Eles são encontrados principalmente na América Central e na América do Sul.
Alimentação: São herbívoros e se alimentam principalmente de folhas, brotos e frutas.
Estrutura Corporal: Possuem garras longas e curvas que os ajudam a se pendurar nas árvores. Seu corpo é adaptado para viver nas copas das árvores.
Pelagem: A pelagem dos bichos-preguiça pode abrigar algas, que ajudam na camuflagem e fornecem nutrientes adicionais.
Digestão: Eles têm um sistema digestivo muito lento, levando dias para digerir a comida.
Visão e Audição: A visão e audição dos bichos-preguiça não são muito desenvolvidas; eles dependem mais do olfato.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Homem é preso após invadir apartamento no DF
Estágio: CIEE abre quase 600 vagas no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.