G1

Você viu? Aluna morre ao ser atacada por colega com tesoura, javali de 30 kg abatido e policial à paisana atira em assaltantes


Resumo de notícias da semana de 3 a 9 de maio de 2025. Você Viu Triângulo Mineiro 10/05/2025

Arte g1

Olá!

Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Aluna morre ao ser atacada por colega com tesoura

Uma estudante de 14 anos foi morta no Colégio Livre Aprender, em Uberaba, na quinta-feira (8). De acordo com a escola particular, outro aluno do 9° ano, atacou a adolescente com um golpe de tesoura.

Um professor do colégio, acadêmico do 10° período de Medicina, prestou os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de resgate tentou reanimar a vítima, que não resistiu e teve a morte confirmada ainda no local.

O aluno fugiu da instituição após o crime e foi encontrado no fim da tarde de quinta. Ele foi apreendido pela Polícia Militar (PM) e, após o registro do Boletim de Ocorrência (BO) foi apresentado à Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, uma perícia foi realizada e a investigação aberta.

Em nota, o Colégio Livre Aprender lamentou e caso e suspendeu as atividades por tempo indeterminado. O Colégio afirmou, ainda, que prestará assistência psicológica para a comunidade escolar.

A Prefeitura de Uberaba também publicou nota lamentando o crime e decretando luto oficial de três dias. A prefeita Elisa Araújo afirmou que "Uberaba vive um dia de imensa tristeza" e reforçou o "compromisso em ampliar as ações de cuidado emocional, convivência escolar e cultura de paz". Leia as íntegras abaixo.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que uma equipe de psicólogas do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, especializada em situações de crise e violência extrema foi enviada para apoio da rede de escolas particulares e municipais de Uberaba. Veja as notas na íntegra na reportagem.

Estudante morre em escola particular de Uberaba após ataque com tesoura por colega

Javali com mais de dois metros e 300 kg é abatido

Um javali de 300 quilos foi abatido por dois caçadores próximo a uma usina de cana-de-açúcar em João Pinheiro. De acordo com o instrutor responsável pelo treinamento dos caçadores, Ronaldo Simões, o javali foi visto na noite anterior à caça e no dia 27 de abril, os caçadores retornaram ao local com o apoio de cães farejadores treinados e guiados por GPS.

Após percorrerem mais de 5 km na mata, eles rastrearam o animal e realizaram o abate. O javali tinha 2,40 metros de comprimento e 1,55 metro de altura. O instrutor explicou que, devido ao porte do javali, não foi possível chegar ao peso exato do animal. Mas o grupo de caçadores estimou que seja cerca de 300 quilos, uma vez que ele é maior do que outros animais da mesma espécie abatidos em outras caças.

Ainda segundo o instrutor, a caça foi realizada com preparação técnica e seguindo as normas legais que regulamentam o controle da espécie invasora no Brasil. Os caçadores envolvidos na ação são registrados como CACs - Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores - e têm autorização ambiental para o manejo.

"Essa espécie é encontrada bastante aqui, há muitas lavouras e usinas. Um animal desse tamanho causa muito estrago. Estão acabando com as lavouras e nascentes da nossa região, são uma praga, não tem predador natural", afirmou Simões.

Com a expansão por diversas regiões do Brasil e os riscos à biodiversidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou em 2013 o controle da espécie. O objetivo do controle técnico é conter a proliferação do animal.

De acordo com o Ibama, para realizar o controle do javali, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Técnico Federal e emitir o respectivo Certificado de Regularidade. Em seguida, deve-se solicitar a autorização de manejo. Caso sejam usadas armas de fogo no abate, elas precisam estar devidamente registradas no Exército.

Javali de quase 300 kg abatido em João Pinheiro

Arquivo pessoal

Policial à paisana atira contra criminosos durante assalto

Dois criminosos fugiram de tiros disparados por um policial à paisana durante assalto a uma loja de motos no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia. O crime foi registrado na tarde desta quinta-feira (8). Veja o vídeo abaixo.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta das 16h25. Um dos criminosos foi socorrido após ser baleado.

Uma corrente foi levada pelo suspeito que fugiu.

Criminosos são enxotados a tiros por policial a paisana durante tentativa de assalto

📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.